sexta-feira, 14 de maio de 2010

FIC - Festival International de la Construction

Se eu já estivesse aí em Montréal, com certeza já estaria me programando para essa feira, a FIC. Aqui no Brasil temos a FEICON (Feira Internacional de Construção) que acontece de 2 em 2 anos em São Paulo. Mas a nossa é mais uma exibição de novidades do setor e uma boa oportunidade para os construtores fecharem negócios.
Pelo que li, a FIC, que acontecerá nos dias 21 e 22 de maio, tá mais para um festival mesmo, com apresentações de grupos musícais, atividades para os operários e suas famílias, apresentação de operadores de máquinas (essa eu queria ver, hehe) etc. O que eu achei legal é o espaço "Emploi & Formations", que vai orientar tanto os que estão procurando uma oportunidade no mercado de trabalho, quanto os que pensam em ter uma formação nessa área.
Eu não consegui descobrir a periodicidade desse festival, mas acho a idéia legal e espero que haja outras feiras como essa e tomara que os engenheiros, arquitetos e outros profissionais dessa área consigam tirar bom proveito desse evento.

Sucesso para todos!

domingo, 9 de maio de 2010

E lá se foi 1 mês...

... De prováveis muitos outros que vem pela frente.

É gente, no último dia 07 fez 1 mês que o meu processo para obtenção do CSQ começou oficialmente. Os primeiros 15 dias foram muito difíceis pra mim, recheados de uma ansiedade de iniciante, a qual acho que estou aprendendo a controlar melhor.
Na verdade, é muito mais fácil controlar essa espera pela entrevista do CSQ do que a espera durante o processo federal, como tenho visto por aí. Isso porque temos que nos preparar para entrevista, o que ocupa um tempo enorme e muito espaço na minha cabecinha. Quero muito fazer essa entrevista logo, mas enquanto ela não chega venho ocupando muito bem o meu tempo com planilhas de custos, cidades mais favoráveis, validação de diploma, possibilidades de emprego, etc. Não que eu já tenha abordado todas essas questões profundamente, mas estão na minha listinha de afazeres.
Mas o que vem me tirando o sono mesmo, é a questão da cidade. Meu coração aponta para uma, mas a razão me aponta para outras (e todos sabem que geminianos não deveriam ter muitas opções na vida, isso dificulta tudo). Durante a minha vida toda eu apostei mais na razão e tive meus momentos de sucesso, vamos ver o que será dessa vez... mistério... até para mim!

E hoje, é dia das mães e eu amo muito a minha, ela tem sido tudo pra mim de uns anos pra cá. Há uns dois meses atrás eu tive uma conversa com ela, onde expliquei que se tudo desse certo, iria pro Canadá em breve, e não seria uma viagem de estudos ou uma temporada de uns anos pra ganhar uma graninha e voltar com um "pé de meia". Seria para sempre. Ela já vinha escutando essa conversa há muito tempo, mas quando eu falei isso com ela, vi o seu coraçãozinho de mãe, que já vive apertado, se apertando ainda mais. Ela pensou durante um tempinho e disse: "E eu criei os filhos pro mundo pra que?" - Sou fã das mães que criam os filhos para o mundo!

Gente: sucesso, força, paciência e persistência pra todos!

Bisous

domingo, 2 de maio de 2010

Aniversário da Aliança de Santos

Olá pessoal! Estou fazendo um esforço enorme pra me concentrar e escrever em meio a um barulho ensurdecedor de fogos, aqui em Santos, no dia da final do Campeonato Paulista. Mas, vamos ao post.

Esse fim de semana não começou lá muito bem pra mim, muito trabalho na sexta e uma gripe de deixar qualquer um o dia inteiro na cama. Mas nessa última sexta feira (30/04) foi o níver da Aliança Francesa daqui de Santos, 65 anos. A diretora, Prof. Maria de Lourdes, nos fez garantir presença na festa e eu, guerreira, estava lá e foi ótimo. Encontrei a minha turma que já está junta há quase três anos e as professoras, desde o básico. Foi uma noite maravilhosa, ótima música francesa "ao vivo", vinho e comida excelentes.


Já para o sábado estava marcado o 1º encontro dos futuros imigrantes do Québec, que começaram o processo em 2010, em São Paulo e eu, sinceramente, esperava hoje estar postando fotos dessas pessoas que conheceria na ocasião. Mas a combinação remédio pra gripe + vinho (mesmo que francês) não me fez muito bem e o meu sábado foi, definitivamente, de cama. Fico aqui então, aguardando ansiosamente pelo próximo encontro. Enquanto isso, receita da vovó: Vitamina C e cama!


Sucesso a todos!