sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Estatísticas

Oi pessoal!

Pra quem gosta das famosas estatísticas ou não, mas quer saber um pouco mais do Québec em números, segue uma fonte bem legal o Banque de Données des Statistiques Officielles sur le Québec.

Eu não saí lendo de cabo a rabo, mas vi muitas coisas curiosas como por exemplo, os filmes mais exibidos no Québec no último ano. Mas são os dados sobre características das famílias, nível de formação da população, mercado de trabalho entre outros, que nos ajuda a entender um pouco mais sobre a província. O guia Le Québec chiffres en Main divide todas essas informações em: território, população, condições de vida, economia e finanças e um resumo regional e está disponível em PDF.

Segue abaixo o resumo das três regiões que mais me interessam quando o assunto é imigração (é... eu ainda não estou 100% decidida sobre para qual cidade irei). São elas: Capitale Nationale, Mauricie e Montréal.








Sucesso a todos!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Antecedentes Criminais

Olá Pessoal!

Resolvi dar "o ar da graça" por aqui hoje, hehe. Não aposentei o blog ainda não, mas como já tinha dito antes, meu trabalho estava consumindo muito do meu tempo. Então nada melhor do que 5 dias em casa (isso mesmo minha gente, em Santos temos 5 dias em casa porque dia 08/09 é feriado também) pra por a bagunça em ordem e no meu caso, por o meu processo em ordem.

Sendo assim, vamos à jornada. Como ontem fez 5 meses que eu enviei meus docs para o BIQ para obter o CSQ e agora falta um pouco menos de 2 meses para a minha entrevista, achei que era a hora certa para correr atrás dos antecedentes criminais e fazer um RG novo, já que o meu é de 1993 e na foto dele eu tenho uns 11 ou 12 anos, ou seja, nem eu me reconhecia mais na foto.

Tentei marcar pelo telefone do Poupa Tempo um horário pra eu fazer o RG e já tirar a certidão de antecedentes da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a qual não consegui pela internet por motivos que explicarei mais a frente. Não consegui marcar pelo telefone então fui lá pessoalmente na 6ª feira. Descobri então, que meu RG estava bloqueado desde 1999 (por isso eu não consegui o atestado pela net), quando eu o perdi, fiz um B. O. e me devolveram no mesmo dia. Como eu não fui lá avisar que meu documento tinha sido recuperado, ele estava bloqueado desde então. Enfim, na última segunda feira voltei lá e já consegui sair com a certidão de antecedentes e o RG pego na próxima semana. Quem não tiver um problema parecido com o que eu tive, consegue facilmente esse atestado pela net através do site da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

A Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Federal foi mais fácil, tudo pela internet mesmo através do Portal da Polícia Federal. Quem não conseguir o atestado pelo site pode preencher um requerimento existente no mesmo site e ir pessoalmente na delegacia da Polícia Federal mais próxima, levando os documentos que eles solicitam no site.

Há também a Certidão de Distribuição Cível e Criminal, que também é fácil de conseguir através do Ministério de Justiça Federal.

Colegas de processo, como este é apenas um relato de minhas ações, deixo aqui o link com as informações oficiais do CIC, onde está bem explicado quais certidões devemos apresentar no Processo Federal.

Bom, espero não precisar sumir mais uma vez e desejo mais uma vez muito sucesso a todos. Ah... e que os pedidos de exames dos "dezembrinos" cheguem logo, nem eu aguento mais a espera deles.

Salut!